Sobre

Em virtude da Jornada de Ciência, Tecnologia e Inovação do UDF, o curso de Engenharia Civil realiza a palestra: Sistemas Construtivos com Lajes Planas: características, vantagens e desafios com o prof. Dr. Maurício de Pina Ferreira (UFPA) mediada pelo prof. Me. Henrique Jorge Nery de Lima no dia 14 de novembro.

Palestrante

speaker
Prof. Dr. Maurício de Pina Ferreira

UFPA

Engenheiro Civil com Doutorado na área de Estruturas, é Professor Associado da Universidade Federal do Pará. Fez estágio de doutorado no Imperial College em Londres, onde esteve em atividades de pesquisa entre 2013 a 2015. Foi Bolsista de Produtividade do CNPq e coordenador do curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético. Também é professor permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Tem experiência na área de Estruturas com ênfase em Concreto Armado, Pré-moldados, Reforço de Estruturas e Modelagem Computacional Aplicada. Também tem experiência na análise e projeto de Edificações, Pontes e Estruturas de Concreto de Usinas Hidrelétricas. Autor de diversos artigos científicos publicados em periódicos e em anais de eventos nacionais e internacionais, é Membro do American Concrete Institute (ACI), do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), sendo seu Diretor Regional no Estado do Pará.

Programação

  • Horário
    Palestrante
    Atividade
    Local
  • 19h00 às 22h00
    speaker-thumb-one Prof. Dr. Maurício de Pina Ferreira
    Palestra: Sistemas Construtivos com Lajes Planas: características, vantagens e desafios
    a definir

Lajes Planas

As lajes planas caracterizam-se pela eliminação das vigas como elementos estruturais de suporte da laje. O cálculo estrutural tem uma concepção voltada à utilização de Elementos Finitos ou de Grelha Virtual. Os importantes fatores no cálculo de lajes planas são o limite à deformação, os esforços horizontais e sua transmissão aos pilares e a punção nos apoios.

Inscrição